Micronações & poder 2

19Nov06

Ainda no debate, penso que, no fundo, a sugestão do Carlos de que o mundico se “aproxima muito” da situação ideal de fala decorre basicamente de sua “observação empírica” de que o “argumento racional” seria particularmente prestigiado pelos micronacionalistas e que, portanto, “quando um argumento de qualidade é colocado em lista pública é muitas vezes aceito“.

Não compartilho do otimismo iluminista.

Primeiramente, parece-me que a força da mensagem/comunicação deriva muito mais de a) quem fala, b) para quem fala e c) em que contexto de forças fala do que de um esclarecido “atributo racional“. Talvez uma conversação na rua com um conhecido seja mais “racional” ainda que a comunicação micronacional. Em segundo lugar, a própria racionalidade do discurso é relativa ao paradigma em que a micronação se insere, ou seja, não haveria uma situação ideal de fala, mas múltiplas situações possíveis de fala, dependendo dos pressupostos micronacionais adotados.

Do que resulta não apenas uma distância considerável entre a situação ideal de fala e as situações micronacionais, sem embargo seja claramente aplicável enquanto ética da discussão – e por sinal a ética típica de uma visão política atomista e abstrata, uma ética de direito civil.



One Response to “Micronações & poder 2”

  1. 1 Carlos Goldstein

    Acho que você esqueceu de ler essa parte:

    “Enfatize-se que não devemos aqui buscar um sentido positivista de racionalidade, sendo razão a compreensão das “leis absolutas e universais” que regem determinada a vida social, mas considerando o argumento racional como aquele julgado como satisfatório pela maior parte dos pares do agente social”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: