Dois modos de subversão

30Nov06

A subversão não se resume à oposição. Opor-se simplesmente é em geral inócuo; trata-se apenas de oferecer um outro ponto de vista, uma outra possibilidade, ou manifestar o repúdio, a indignação ou a vergonha. Medidas sem efetuação. A subversão, ao contrário, mexe e abala os pilares do que é subvertido. Porque é criativa; faz do inautêntico o autêntico, inventa o novo com base no encarquilhado.

dois modos eficazes de subversão.

O primeiro é a ascensão aos princípios. Trata-se de interrogar toda a lógica imanente, de maneira que apareçam princípios, causas e pressupostos ocultos. Esta a ironia. Há uns dois ou três reuniãos que são subversivos pela ironia. Subvertem insistentemente o paradigma com acidez e mordacidade.

O segundo modo é o da condução às últimas conseqüências. Fazer com que a coisa gere até o limite o que ela se propõe. Fazer aflorar todo o discurso. Levá-lo com o máximo de seriedade, de tal maneira que se torna cômico. Que a roda gire, gire, gire… até arrebentar. Este mais eficaz ainda, o modo do humor. O gênio humorista de Reunião, de longe, é o Alberto. Subverte o paradigma ao literalmente matá-lo de rir.



2 Responses to “Dois modos de subversão”

  1. 1 Carlos Goldstein

    Esse humorista precisa do paradigma pra sobreviver, o entende e o aceita. Não é subversivo. Ao menos, não conscientemente.

  2. 2 McMillan Hunt

    Mas o paradigma é amplo , é de múltiplas faces e sua natureza é mudança e instabilidade. Creio que quando o Cava disse de ‘subversão’ , quis fazer entender como uma outra versão , uma outra visão do mundo calcada num modo de ver-se comum. Ok , a visão do mundo é o próprio paradigma ; a subversão neste caso agiria como uma renovação , uma vontade alternativa desta visão ordinária , que tem que ser parâmetro mesmo (aceita e entendida) para que possa ser renovada ou reconstruída/desconstruída.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: