O potencial do micronacionalismo no paradigma de Schopenhauer

01Dez06

O alemão Schopenhauer , em sua filosofia , afirma a existência da essência única no mundo sob o símbolo de Vontade. Esta Vontade , começaria sua manifestação tornando-se objetos que pudessem ser alvo da atenção de uma unidade cognitiva , uma inteligência. Nestas objetivações , haveriam estágios , graus , intesidades de verossimilhança.

Mesmo encarando toda forma de representação como um signo ilusório participante da pluraridade do mundo mas que em verdade é somente uma aparência de engano da Vontade essencial universal , Schopenhauer coloca as idéias como os objetos mais imediatos , mais próximos desta Vontade , mais verdadeiros.

A percepção racional do mundo é inferior , realizada por parâmetros de relações criados pela própria razão , o [tempo] , o [espaço] e [causalidade] de Kant apareceriam como meras ferramentas criadas pela razão mesma para fazer-nos ter algum tipo de conhecimento; no caso: o conhecimento inferior e mentiroso das coisas.

Aponta então Schopenhauer a Arte ou a contemplação para o acesso ãs formas mais primordiais do mundo , para a realização do conhecimento focalizado nos objetos ideais e não nos objetos sensíveis que realizam-se na falsidade do ser , o fenômeno.

Mas Schopenhauer não conheceu o micronacionalismo! Nós , um dia depois do seu , podemos agora querer apontar o micronacinalismo como uma vivência do mundo mais próxima dos objetos ideais e distante da vivência sensível da matéria. O [virtualismo] do micronacionalismo , tão falado já por mim e por outros , pode aparecer como um ambiente para a realização humana muito mais propício para o conhecimento dos objetos imutáveis e verdadeiros , essenciais do mundo representado (manifesto): as idéias.

Advertisements


No Responses Yet to “O potencial do micronacionalismo no paradigma de Schopenhauer”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: