Uma estética micronacional

12Jan07

Nostálgico na fertilidade deste espaço aqui , que deflagra uma já coesa coligação de forças intelectuais atuantes na lusofonia , eu , filósofo neste cenário , venho interrogar-vos e intentar inovar com uma questão: a Arte.

Seria possível o início de um desbravar do fenômeno artístico , tanto em análise quanto em prática , na atual mentalidade lusófona?

O que é uma arte micronacional? O que é um artista micronacional? O que é uma obra-de-arte micronacional? O que faz a arte ocorrer no micronacionalismo?

Refletirei e rogo companhia,



2 Responses to “Uma estética micronacional”

  1. 1 Carlos Goldstein

    Existem conceitos que transcendem a dicotomia micro/macrorealidade, que cada vez eu penso mais irreal. “Filosofia”, “Sociologia”, “Poder” e “Arte” independem em definição de ser discutido no micronacionalismo ou fora dele.

    Deste modo, o problema é que a definição de Arte não é algo fechado. Todo curso de Arte one-o-one começa com: o que é arte, até onde se extende, quem diz o que é arte?

    É a definição estética de um sentimento? Se for assim um bidê é arte?

    Esta é a problemática, não do micronacionalismo, mas da Arte em si.

  2. 2 Sales

    Vou além… se eu pudesse descrever a arte em uma argumentação, diria que a arte é a manifestação material, intelectual ou espiritual do homem que, ainda que semelhante à outras já produzidas, se torna ímpar diante da personalidade que carrega do seu autor.

    Assim, a arte, para o ser, necessariamente se destaca de outras manifestações exatamente pela identidade própria que alcança quando o autor da obra consegue transpor sua personalidade para dentro dela.

    A arte, então, é plenamente possível dentro do micronacionalismo. As manifestações neste portal, por exemplo, quando suignificativas diante do conceito acima, são arte.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: